Administração de Empresas

Graduação

Em Quixadá

R$ 23.961

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Quixadá

  • Duração

    8 Semestres

Formar Bacharéis de prestígio e competência nas diferentes áreas do conhecimento da Administração de Empresas, aptos a ingressarem nas melhores instituições de ensino de pós-graduação, nacionais ou estrangeiras, ou assumirem, com desenvoltura posições no setor produtivo regional, nacional ou transnacional, centrados no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Instalações

Localização

Início

Quixadá (Ceará)
Ver mapa
Rua Juvêncio Alves, 660 - Centro - Quixadá-Ceará, 63900-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Informações
Duração: 08 semestres
Turno: Noturno
Campus: II
Portaria: Portaria de Autorização do Curso n º 158 de 12/01/04 do Ministério da Educação
Mensalidade: R$ 499,20
Coordenador(a): Polyana Karina Mendes Ximenes

Contextualização
O Curso de Administração de Empresas da Faculdade Católica Rainha do Sertão, fundamentado em valores cristãos, tem como missão contribuir significativamente para o desenvolvimento auto-sustentado e bem-estar de nosso povo a partir da competente e racional pesquisa científica nos diversos campos das ciências administrativas, da inteligente difusão destes conhecimentos necessários aos melhores interesses de nossa sociedade e da formação, na excelência do ensino, de administradores líderes, comprometidos e de prestígio nas diversas áreas do conhecimento administrativo, sempre à luz da ética e da moral cristã.

Tendo por princípio a primazia do trinômio: qualidade acadêmica, compromisso social e desenvolvimento sobre o interesse puramente mercantil, sem abdicar da rentabilidade do empreendimento que constitui instrumento vital para a consecução dos seus objetivos e missão.

Formas de Avaliação
O Projeto de Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pretende ter uma definição clara do que se quer avaliar e como se dará essa avaliação.

O que avaliar
A ênfase da avaliação da aprendizagem será as competências e habilidades que se hão de formar nos alunos para que estes adquiram o perfil desejado. Os conteúdos serão entendidos e usados mais como um meio para o aluno demonstrar a aquisição das competências intelectuais e habilidades.

Como avaliar
Avaliar competências e habilidades baseando-se em procedimentos inovadores, diversificados e interdependentes e instrumentos a fim de consolidar a avaliação e a medida.

A estratégia central para avaliar questões que envolvam valores como ética, relação interpessoal, respeito às diferenças, etc. requer a participação atuante e comprometida dos alunos no processo de sua aprendizagem/avaliação, o que inclui estabelecer critérios para a promoção de uma avaliação de auto-gestão consciente e auto-avaliação criteriosa. Deve haver orientação necessária a cada caso e em cada situação, conforme as bases de um ensino preocupado em que o aluno aprenda e se desenvolva.

A avaliação requer que todos os passos do processo ensino/aprendizagem tenham sua relevância, por isso que as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somativa serão aqui empregadas.

A avaliação diagnóstica será utilizada no processo seletivo de ingresso ao curso, por meio da análise dos resultados do vestibular, para classificação e inclusão no curso.

A avaliação formativa será a modalidade marcante de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A avaliação de processo permitirá não somente a verificação da situação do aluno, mas também será útil para corrigir falhas nas estratégias pedagógicas e nos materiais didáticos utilizados.

A avaliação somativa terá como principal finalidade a classificação ao final de determinados períodos, tendo em vista a promoção sucessiva do aluno, para levá-lo à certificação e à diplomação. Nessa modalidade de avaliação deverão ser considerados os conteúdos aprendidos pelo aluno e os procedimentos e atitudes relativos ao uso desses conteúdos, tudo isso atrelado a um contexto significativo.

Para se obter uma avaliação fidedigna, as técnicas e instrumentos avaliativos deverão ser diversificados e viáveis, com objetivos claros para a aplicação de cada um.

O projeto pretende abranger situações de auto-avaliação e avaliação compartilhada, sempre na intenção de facilitar a verificação das competências adquiridas, selecionando as técnicas e os instrumentos a serem utilizados. Adiante se apresenta um elenco básico dessas técnicas e dos principais instrumentos de verificação, o que não significa dizer que esses se esgotam nos exemplos descriminados.

Principais Técnicas
Entrevistas, observações, realização de eventos pedagógicos, aplicação de testes de conhecimento e supervisão de atividades discentes.

Principais Instrumentos
Testes e provas escritas, pareceres analíticos, portfólios, registros e anotações organizados para fins determinados, trabalhos escritos individuais, incluindo monografia, trabalhos de equipe, apresentação oral ou procedimental (por meio da organização de dinâmicas dirigidas/executadas pelos alunos).

Todas as técnicas e instrumentos empregados deverão ter critérios definidos que possibilitam a avaliação da aprendizagem em sua dimensão da aquisição do saber (conteúdos), do saber ser (atitudes) e do saber fazer (procedimentos).

Mercado de Trabalho
Dentre outras áreas, o egresso do curso poderá atuar nas organizações:

·Identificando, criando e desenvolvendo oportunidades para abertura e condução de novos negócios;
·Participando da gestão de empresas privadas, seja na direção, controle, planejamento, desenvolvimento de estratégias, análise funcional de métodos e processos produtivos; e em áreas técnicas das organizações, como Produção, Pessoas, Marketing, Finanças, Materiais e Administração Geral;
·Assessorando e/ou prestando consultoria e assessoria em processos organizacionais, elaboração de planos de negócios, planos de marketing e análises estratégicas organizacionais.

Objetivo
Formar Bacharéis de prestígio e competência nas diferentes áreas do conhecimento da Administração de Empresas, aptos a ingressarem nas melhores instituições de ensino de pós-graduação, nacionais ou estrangeiras, ou assumirem, com desenvoltura posições no setor produtivo regional, nacional ou transnacional, centrados no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Difundir e socializar inteligentemente o saber acumulado das ciências administrativas dentre a sociedade a qual se serve.

Estimular a inquietação reflexiva, a insatisfação com o saber científico contemporâneo e o sabor pela investigação, criação e o desenvolvimento científico.

Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal e profissional, estimulando a visão ética dos problemas do mundo atual, e em particular, dos regionais e nacionais.

Perfil de Egresso
Os egressos dos cursos de Administração de Empresas do Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão destacar-se-ão pelas seguintes características:

Ética
Consciência social-cristã e, acima de tudo, comportamento ético e moral em todas as relações humanas.

Metodicidade Analítica
Competência metodológica no desdobramento e compreensão de problemas.

Criatividade
Capacidade de solucionar, com originalidade, problemas novos e inesperados.

Agilidade Decisorial
Desembaraço em ambientes sob pressão e dinâmicos que requeiram poder decisorial ágil e eficaz.

Liderança
Confiabilidade, postura e carisma que dignifiquem a profissão e a IES de origem.

Versatilidade
Competência analítica específica, ecleticidade generalística e compreensão dinâmico-holística do ambiente e mundo contemporâneo.

Empreendedorismo
Fé na capacidade de fazer acontecer

Administração de Empresas

R$ 23.961