Administração

Graduação

Em Anapolis

R$ 25.836

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Anapolis

  • Duração

    4 Anos

O curso de Administração foi implantado no final da década de 1990. Em 15 de março de 2004, por meio da Portaria Ministerial nº 628, publicada no D.O.U. nº 52, de 16 de março de 2004, as Faculdades Integradas da Associação Educativa Evangélica foram credenciadas como Centro Universitário e, em decorrência de seu credenciamento, a instituição passou a oferecer as habilitações de Administração em Ma. Dirigido a: O curso de Administração formará profissionais com perfil generalista, devendo ensejar condições para que o bacharel em Administração esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e de seu gerenciamento no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver o alto gerenciamento e a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações

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Programa

Um breve histórico sobre o curso

O curso de Administração foi implantado no final da década de 1990. Em 15 de março de 2004, por meio da Portaria Ministerial nº 628, publicada no D.O.U. nº 52, de 16 de março de 2004, as Faculdades Integradas da Associação Educativa Evangélica foram credenciadas como Centro Universitário e, em decorrência de seu credenciamento, a instituição passou a oferecer as habilitações de Administração em Marketing, Administração em Recursos Humanos e Administração de Empresas.

A partir de agosto de 2006, o curso de Administração deixou de oferecer habilitações, unificando a oferta desta graduação em um projeto pedagógico único, em cumprimento ao disposto na Resolução nº 04, de 13 de julho de 2005.

Área de atuação profissional

O curso possibilita a atuação em empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte, nos segmentos públicos ou privados do ramo industrial, comercial, serviços ou rural.

O Artigo 2° da Lei 4769 definiu os campos privativos do Administrador da seguinte forma: Administração Financeira, Administração de Material, Administração Mercadológica/Marketing, Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos/Relações Industriais, Orçamento, Organização e Métodos e Programas de Trabalho, bem como, os seus campos Conexos, Comercial ou Marketing; Administração de Recursos Humanos; Administração Financeira; Administração da Produção; Administração de Materiais e Patrimoniais; Administração de Sistemas de Informação; Organização, Sistemas e Métodos; Comércio Exterior; Empreendedorismo; Carreira Docente; · Administração Esportiva; Administração Hospitalar; Administração Hoteleira.

Diferenciais do curso

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular busca assegurar profundidade e perspectivas adequadas à aplicação de práticas e conhecimentos gerais e específicos, desenvolvimento de pesquisas e geração de novos conhecimentos. As disciplinas oferecidas integram-se entre si e se organizam tendo como referência os Núcleos Temáticos.

CONSULTORIA EMPRESA JÚNIOR

A Consultoria Empresa Júnior, em funcionamento desde agosto/2002, é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída exclusivamente por alunos do curso de Administração, que prestam consultoria e desenvolvem projetos para empresas, entidades e sociedade em geral nas suas áreas de atuação. O trabalho dos alunos é supervisionado por professores e profissionais especializados, constituindo-se em um importante espaço para o exercício da prática profissional relacionado com a formação acadêmica dos alunos do curso.

BIBLIOTECA

Conta com laboratório de acesso à Internet com 40 computadores à disposição dos alunos. Possui acervo geral de aproximadamente 18.953 títulos com 46.714 exemplares. O curso de Administração dispõe de acervo com 714 títulos e 2.392 exemplares.





Concepção do Curso

Ao concluir o curso de Administração, o futuro administrador formado nesta instituição estará dotado de sólido embasamento cultural e de aprofundado conhecimento da teoria e de sua aplicação, além de um espírito suficientemente crítico e prático na utilização desses conhecimentos, como fator de promoção das atividades próprias de sua área de atuação.

O curso de Administração se propõe a formar profissionais com perfil generalista, em condições para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e de seu gerenciamento no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão. A formação visa a desenvolver o alto gerenciamento e a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

A Administração tornou-se, nos dias de hoje, numa época de mudanças, incertezas e complexidades, uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vive-se numa civilização onde o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade.

Em todas as organizações, nas indústrias, no comércio, nas instituições de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou religiosas, ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende, principalmente, da capacidade daqueles que exercem função administrativa.

O avanço tecnológico e o desenvolvimento do conhecimento humano, por si apenas, não produzem efeitos se a qualidade da administração efetuada sobre os grupos organizados de pessoas não permitir uma aplicação efetiva desses recursos humanos.

O curso de Administração da UniEVANGÉLICA levou em consideração a conjuntura atual da sociedade, e as necessidades da região e de sua comunidade e teve plena consciência de sua importância como agente transformador da realidade. A instituição se preocupou em elaborar projeto pedagógico que privilegiasse a formação de um profissional generalista e que, no decorrer do curso, possam ser desenvolvidas competências, habilidades e atitudes que caracterizem este novo profissional, atento às mudanças organizacionais e ambientais.

Concepção pedagógica

A concepção do curso inclui novos subsídios que visam a aprimorar ainda mais o projeto de qualificar o profissional em bases mais amplas e aprofundadas no saber científico e técnico, de forma a prover o mercado de profissionais com qualificação diferenciada, que se destinem a trilhar carreiras que culminem com posições de direção de empresas comerciais, industriais ou de serviços.

O currículo pleno do curso valoriza, ainda, outros aspectos, além da eficiência e da eficácia, como a efetividade de valores sociais, morais e éticos. Além disso, ao concluir o curso de Administração, o futuro Administrador formado nesta instituição, estará dotado de sólido embasamento cultural e de aprofundado conhecimento da teoria e de sua aplicação, além de um espírito suficientemente crítico e prático na utilização desses conhecimentos como fator de promoção das atividades próprias de sua área de atuação.

O curso de Administração dá ao profissional embasamento técnico para proceder ao planejamento, organização, supervisão gerência e direção, dando à empresa rentabilidade com menor custo, assegurando produtividade, qualidade e a satisfação do cliente.





Perfil do Egresso

Perfil Profissional
O curso de Administração formará profissionais com perfil generalista, devendo ensejar condições para que o bacharel em Administração esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e de seu gerenciamento no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver o alto gerenciamento e a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

O graduado em Administração deverá reunir características profissionais e pessoais que, aliando liderança, competência, visão de negócios e espírito empreendedor, tenha condições de tanto proporcionar o desenvolvimento próprio e de terceiros, quanto capacitar-se para realizar pesquisas básicas aplicadas a áreas empresariais das organizações.

Habilidades e competências gerais

Capacidade de diagnóstico, de solução de problemas, de intervenção no processo de trabalho, de trabalhar em equipe, de auto-organização e enfrentar situações de constantes mudanças, sem se desviar da ética profissional e do compromisso com a sociedade. Trata-se da qualificação real do administrador entendida como a somatória de competências, habilidades e atitudes necessárias para a formação geral, profissional e da cidadania.


Habilidades e competências específicas

* Formação de profissionais com habilidade técnica e conceitual para a solução de problemas e desenvolvimento de estratégias empresariais, bem como ter visão humanística no exercício da liderança e do trabalho em equipe;
* Capacitação profissional para carreira técnico-gerencial dentro de setores de negócios em organizações privadas e públicas, sobretudo nas áreas de Marketing, Finanças, Produção, Recursos Humanos, Logística, entre outras;
* Desenvolvimento de empreendedorismo e gestão de negócios, ou ainda, em trabalho com atenção voltada para as oportunidades de mercado e explorando as atividades num enfoque estratégico e inovador;
* Formação de líderes, com visão ampla das necessidades da sociedade, em pontos chaves das organizações públicas e privadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas;
* Integração ao processo de gestão organizacional no desenvolvimento nacional e local;
* Promoção de forma permanente de integração entre a organização e o meio ambiente, no bojo de processos de desenvolvimento sustentado;
* Desenvolvimento de métodos e técnicas utilizando-as nas diversas situações e fases do processo de gestão das organizações;
* Desenvolvimento de habilidades eficazes de gerenciamento das pessoas nas diversas formas de organização, com ênfase na comunicação e no trabalho em equipe;
* Identificação e exploração de oportunidades para o desenvolvimento de atividades inovadoras relacionadas com a profissão;
* Reconhecimento e definição de problemas, equacionamento de soluções, pensamento estratégico, introdução de modificações no processo produtivo, atuação preventiva de problemas, transferência, generalização de conhecimentos e exercício em diferentes graus de complexidade no processo da tomada de decisão.





Critérios de Avaliação

Objetivando garantir um processo de avaliação contínua que permita cotejar as competências requeridas pelo curso, aferindo também a importância do caráter inter e multidisciplinar das ações didáticas e pedagogicamente estruturadas, serão utilizados como instrumentos avaliativos àqueles ainda convencionais, como provas e testes além de outros que se caracterizam pela construção do conhecimento como: realização de projetos, estudos de caso, participação em atividades de simulação pertinentes à ação do administrador, apresentação de seminários, resolução de problemas identificados num dado contexto, entre outros.

Os resultados obtidos através dos vários instrumentos de avaliação serão traduzidos em notas de 0 a 100 (zero a cem). O aluno que obtiver a média das notas (1ª e 2ª Verificação da Aprendizagem) igual ou superior a 70 (setenta) será aprovado na disciplina e dispensado do exame final. Aquele que obtiver nota inferior a 70 (setenta) deverá submeter-se ao exame final, cuja média aritmética entre a nota do exame e a média das avaliações deverá ser igual ou superior a 60 (sessenta). O aluno cuja média final não atinge 60 (sessenta) ficará reprovado na disciplina, devendo cursá-la novamente. (Conforme regimento do Centro Universitário).



Informação adicional

Forma de pagamento : Mensalidade : R$ 538,25

Administração

R$ 25.836