Administração

FAL - Faculdade de Natal
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  • Graduação
  • Natal
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

O Curso proposto busca, por meio do conteúdo programático, da metodologia, do projeto pedagógico e de atividades integradas, a qualificação real do administrador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades, saberes e conhecimentos, que provêm de várias instâncias, tais como, da formação geral - conhecimento científico, da formação profissional - conhecimento técnico e da experiênc.
Dirigido a: O administrador formado pela FAL recebe formação humanística e visão global, com habilidade para compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e para tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.

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Instalações e datas

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Natal
Rua Maria José Lira, S/N - Conjunto Potengi, 59108-300, Rio Grande do Norte, Brasil
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Programa

CURSO

O Curso de Administração teve autorização para funcionamento através da Portaria do MEC Nº 1.460 de 23/12/98, publicada no D.O.U. de 24/12/98 e reconhecido pela Portaria do MEC Nº 3.643 de 04/12/03, publicada em DOU de 8/11/04. Busca formar um profissional dinâmico, inovador, criativo, crítico, consciente de suas responsabilidades, estando aberto para uma aprendizagem contínua e multidisciplinar, agindo em consonância com os processos de transformações pelos quais passam a sociedade em geral. É composto, portanto, de um qualificado, (especialistas, mestres e doutores) e com experiência comprovada na área.


OBJETIVO

O Curso proposto busca, por meio do conteúdo programático, da metodologia, do projeto pedagógico e de atividades integradas, a qualificação real do administrador, compreendida como um conjunto de competências e habilidades, saberes e conhecimentos, que provêm de várias instâncias, tais como, da formação geral - conhecimento científico, da formação profissional - conhecimento técnico e da experiência de trabalho e social - qualificações tácitas.

Este conjunto de competências amplia-se para além da dimensão cognitiva e intelectual, exigindo capacidade comunicativa, de relacionamento social, comportamental e político. A formação constitui-se mais no saber-ser do que no saber-fazer, preparando o administrador para atuar como agente do desenvolvimento.


PERFIL PROFISSIONAL

O administrador formado pela FAL recebe formação humanística e visão global, com habilidade para compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e para tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.

Recebe também formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas desta prática profissional. Desenvolve competências para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, atuando em equipes interdisciplinares.

Além de ser estimulado na compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, bem como a internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.


ÁREA DE ATUAÇÃO

Administração Financeira;
Administração de Material;
Administração Mercadológica/Marketing;
Administração de Produção;
Administração e Seleção de Pessoal;
Administração e Recursos Humanos;
Administração e Relações Industriais;
Orçamento;
Organização e Métodos e Programas de Trabalho.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


O Projeto Pedagógico do Curso permite desenvolver no acadêmico de Administração os seguintes conjuntos de habilidades e competências:

Intelectuais e técnicas: capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos;
Organizacionais: capacidade de se auto-planejar, auto-organizar, estabelecer métodos próprios, gerenciar seu tempo e espaço de trabalho;
Comunicativas: capacidade de expressão e comunicação com grupos de trabalho, cooperação, negociação, comunicação inter-pessoal;
Sociais: capacidade de transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e do trabalho para a vida cotidiana;
Comportamentais: iniciativa, criatividade, vontade de aprender, receptivo às mudanças, ética;
Políticas: criticidade nas relações de trabalho, consciência de sua cidadania.

ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso oferece a sua carga horária total distribuída em aulas e atividades. As 43 disciplinas que compõem o currículo são ministradas por docentes que integram as atividades de ensino às práticas pedagógicas de pesquisa e extensão.

Para consecução dos objetivos do Curso, as disciplinas estão organizadas, obedecendo a uma seqüência lógica dos conteúdos, agrupadas de forma a permitir, a comunicação e integração entre as disciplinas de diversas áreas do conhecimento. Esta organização possibilita, também, ao acadêmico, a construção progressiva do conhecimento. As disciplinas são oferecidas ao longo do semestre letivo ou reunidas em dois módulos compostos de duas a três disciplinas, numa distribuição eqüitativa ao longo do Curso.

Com o objetivo de promover a flexibilidade curricular e desenvolver no aluno características profissionais diferenciadas que oportunizem visões empreendedoras e percepções de diferentes nichos de mercado, optou-se por incluir na nova proposta curricular 270 horas de Atividades Independentes, além do total de disciplinas acima mencionado.

Estas Atividades devem ser desenvolvidas pelo aluno no decurso da sua formação, através de experiências acadêmicas e pré-profissionais diversificadas extra-classes como: participação em congressos, estágios extra-curriculares, produção intelectual, participação de atividades de extensão e ação comunitária, disciplinas extra-curriculares, entre outros. A Resolução nº 05/2002 do Conselho Superior da Faculdade regulamenta as Atividades Independentes.

Esta flexibilidade permite ao aluno construir uma trajetória própria de sua aprendizagem e, conseqüentemente, um diferencial da sua formação profissional.

Em síntese, o currículo do Curso de Administração da FAL, na sua totalidade, abrange além do estágio (310h) e das atividades independentes (270h) dos seguintes campos: Estudos Sociais, Artísticos, de Investigação Científica e Metodologias; Estudos Administrativos Gerenciais, Organizacionais, Estratégicos; Estudos Econômicos, Financeiros, Mercadológicos e Relações Internacionais; Estudos Quantitativos; e Temas Transversais.

São trabalhados com temas transversais: meio ambiente, desenvolvimento sustentável, qualidade e empreendedorismo. Neste contexto, destacam-se a participação de alunos nos eventos relacionados abaixo:

Desafio Sebrae;
Campanhas Internas para Otimização de Recursos e Redução de Resíduos;
Coleta Seletiva de papéis na FAL para reciclagem executada pelo Instituto FAL.

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