Administração

Faculdade Santo Agostinho
Em Teresinha

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  • Graduação
  • Teresinha
  • Duração:
    4 Anos
Descrição

Os cursos de Administração da FSA têm como objetivo propiciar estudos aprofundados no campo da administração, formando profissionais para o exercício de funções administrativas e executivas junto às organizações.

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Teresinha
Av. Valter Alencar, 665, 64.019-625, Piauí, Brasil
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Programa

O CURSO
Os cursos de Administração da FSA têm como objetivo propiciar estudos aprofundados no campo da administração, formando profissionais para o exercício de funções administrativas e executivas junto às organizações. A habilitação em Negócios possibilita maior conhecimento das formulações, projetos e execuções de planos e estratégias de negócios corporativos. O administrador com habilitação em Finanças é capacitado para atuar como intermediário entre instituições financeiras e empresas, elaborando e gerindo projetos de viabilidade econômico-financeira. O bacharel em Sistemas de Informação Gerencial é o profissional capacitado a atuar na área de administração de projetos de sistemas, racionalização e automação das rotinas administrativas das organizações e no suporte aos seus sistemas de controle gerencia. O curso de administração Hospitalar da FSA habilita o aluno a exercer funções gerenciais em instituições de saúde, como hospitais e clínicas. O administrador hospitalar tem uma missão muito abrangente e diversificada no exercício de sua profissão.

MERCADO DE TRABALHO: O mercado de trabalho está em crescente evolução para estes profissionais que podem atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor, tais como: bancos, empresas de comunicação, empresas de comércio varejista e atacadista, empresas de importação e exportação, agronegócios, cooperativas, consultorias, assessorias, entre outras.

O Curso de Administração, por meio de metodologias inovadoras, deve desenvolver no acadêmico as habilidades e competências compatíveis com as exigências do mercado, numa sociedade globalizada e em constantes e rápidas mudanças. Pretende-se, assim, que o educando, ao graduar-se, seja portador das seguintes capacidades principais:

Aprender a aprender
É um processo que nunca tem fim. O egresso deve ter consciência de sua permanente necessidade de se atualizar, na sua área de atuação, ao tempo em que alarga os seus horizontes profissionais, com aprendizado de outras áreas, acompanhando (ou antecipando) as transformações no mundo do trabalho. Esta capacidade deve ser desenvolvida ao longo do curso, em todas as disciplinas e atividades.

Comunicação e colaboração
A importância das atividades de comunicação, colaboração e do trabalho em equipe tem aumentado nas organizações que aprendem preparadas para enfrentarem e superarem os desafios dos novos tempos. A capacidade de comunicação como prérequisito para quase todos os tipos de trabalho vem sendo cada vez mais observada pelas organizações, com ênfase na capacidade de ouvir. Ser capaz de comunicar-se com eficiência é, na realidade, uma qualificação superior, diferenciada, no mercado de trabalho. Por outro lado, compartilhar problemas do ambiente de trabalho e aprender uns com os outros vem se tornando uma necessidade altamente competitiva, fazendo o diferencial no mercado de trabalho. Nesta área desenvolve-se a capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações e a capacidade de atuar em equipes interdisciplinares.

Raciocínio criativo e resolução de problemas
Esta competência, indispensável ao profissional de qualquer área de gestão, deve ser desenvolvida, preferencialmente, em estudos de cases e "jogos de empresas", em todas as disciplinas profissionalizantes, com a utilização de exercícios de ação e simulações por computador, em que se examinam estratégias empresariais e recomendam soluções em tempo real. Desenvolve-se a capacidade de lidar com modelos inovadores de gestão.

Conhecimento tecnológico
A integração da tecnologia à aprendizagem sinaliza a necessidade do domínio de um conjunto de habilidades (conhecimento tecnológico), que capacitem o estudante a utilizar programas de computadores de última geração, para acessar base de dados e explorar novos dados mais densamente. Os recursos da computação e da informática estarão à disposição de alunos e professores, para aplicação em todas as disciplinas e atividades do curso.

Liderança
Trata-se, basicamente, de desenvolver, nas disciplinas e atividades do curso, a capacidade para a aplicação de conceitos a desafios reais, por meio de ações estratégicas, com a utilização dos recursos de tecnologia da informação, ao lado do desenvolvimento das habilidades pessoais de comunicação, raciocínio sistêmico, sinergia, empatia, comprometimento com a dignidade do indivíduo, etc. Pretendese, ainda, desenvolver a capacidade de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais; de ordenar atividades e programas, decidir entre alternativas, identificar e dimensionar riscos; de selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais; e de criar e implementar novos empreendimentos.

Autogerenciamento da carreira
A insegurança no mundo dos empregos (a empregabilidade substituindo o emprego vitalício) traz a necessidade da aprendizagem permanente e de autogerenciamento da carreira, entendido este como sendo a capacidade do profissional acompanhar o ritmo segundo o qual ocorrem mudanças dentro da organização e de preparar-se para o futuro. Esta capacidade poderá ser desenvolvida, particularmente, por intermédio dos Tópicos Especiais, mediante a aplicação de processos de auto-avaliação, oferta de workshops sobre carreira e indicações bibliográficas, de base de dados na Internet e outras fontes.

Raciocínio lógico e compreensão do todo administrativo
A capacidade de utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos deve ser, também, característica dos profissionais da área de gestão, assim como a compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, e de suas relações com o ambiente externo.

Reconhecimento dos fatores específicos
A importância da capacidade de solucionar e construir a mecânica do trabalho, a partir da aplicabilidade das técnicas e ferramentas das diversas áreas da ciência da administração.

O desenvolvimento dessas capacidades e habilidades deve conduzir o egresso à internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional e à formação humanística e visão global que o habilitem a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.




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