Administração
Graduação
Em Manaus
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Manaus
-
Duração
4 Anos
Dirigido a: O Curso de Administração do CIESA, no processo pedagógico de formação de seus profissionais, busca desenvolver habilidades conceituais, humanas e técnicas, por meio do processo de construção do conhecimento e da aprendizagem.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Duração: 4 anos
Carga horária total: 3.180
Turno de funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno
Regime de matricula: Anual
Matriz - Linha de Formação
Comércio Exterior
Finanças e Tributos
Gestão Hospitalar
Marketing
Produção
Recursos Humanos
Serviço Público
Sistema de Informação
MISSÃO
Nossa missão é a de formar profissionais em Administração, com base no contexto atual, e diante do cenário futuro que se desenvolve global, especialmente em nosso país, exigindo que o Administrador seja um empreendedor, negociador, estrategista, criador, inovador e agente de mudanças e saiba encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum. Assim busca-se através da construção e desenvolvimento de habilidades humanas, conceituais e técnico disponibilizar conhecimento que permitam aos alunos desenvolverem um processo de auto-questionamento e aprendizado, de modo a torná-los capazes de absorver, processar e se adequar, por si mesmos, às necessidades e aos requerimentos das organizações do mundo moderno.
A missão do Curso de Administração se resume em:
"FORMAR PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO, CAPAZES DE DISSEMINAR O DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES A PARTIR DE UM CONHECIMENTO GLOBAL".
PRINCÍPIOS NORTEADORES
O Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA se ordena à investigação e à prestação de serviços à comunidade.
Com base nessa filosofia institucional o Curso de Administração, com suas Linhas de Formação em Comércio Exterior; Gestão Hospitalar; Marketing; Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Produção; Finanças e Tributos; Serviço Público concentrou suas atenções nas mudanças substanciais pela qual o mundo tem passado e as sucessivas ondas de inovações tecnológicas, geradas por transformações radicais e imagináveis que forçam o curso a se adaptar,a adotar currículos flexíveis e a capacitar o profissional para atuar e intervir nesse contexto holístico.
A capacidade de analisar, abstrair, discernir, decidir eticamente e elaborar projetos estratégicos de desenvolvimento, buscando alternativas para o crescimento econômico, passou a fazer parte do dia-a-dia empresarial, portanto, da filosofia, missão e objetivos do curso.
Em virtude das rápidas mudanças, o saber humano sofre um processo de fragmentação, gerando necessidade urgente e inquestionável de se praticar e vivenciar a interdisciplinaridade na prática diária como resposta concreta à pesquisa, ao ensino e à extensão, passando a compor também a estrutura e essência do curso, rumo à interdisciplinaridade.
A partir das mudanças comportamentais emergem positivamente a aprendizagem, a qual é obtida pela aquisição e assimilação de informações, bem como pelo desenvolvimento de atitudes e de habilidades que formem e capacitem os estudantes à atuação prática diária.
Os princípios norteadores do presente Projeto Pedagógico do Curso de Administração, com suas Linhas de Formação do CIESA, baseia-se num conhecimento que visa:
· Ênfase nos conteúdos de formação profissional: Teorias da Administração, Marketing, Administração da Produção, Administração de Recursos Humanos, Administração Financeira e Orçamentária, Logística;
· Interdisciplinaridade;
· Valorização da formação experimental;
· Visão humanística alcançada por meio da de formação, contendo disciplinas como Filosofia,
§ Psicologia, Sociologia e estudo da relação entre Gestão, Tecnologia e Sociedade.
OBJETIVOS DO CURSO
Os objetivos citados neste documento são os vigentes para o curso, contudo, estão em permanente revisão, avaliação e alteração, em função da LDB, das Diretrizes Curriculares e das novas perspectivas por elas oferecidas para o redirecionamento dos cursos universitários em geral. Vale ressaltar que, neste trabalho de revisão, o Curso de Administração do CIESA conta com a comissão de curso que se reúne para tratar destes e dos demais assuntos em relação à matriz curricular, direcionamentos e posicionamentos do curso junto à comunidade acadêmica.
Objetivo Geral
Formar profissionais habilitados para acompanhar e antecipar as mudanças e alcançar resultados nas organizações, buscando por meio da visão multidisciplinar desenvolver habilidades conceituais e humanas que, aliadas à competência técnica e à visão de negócio, associada ao conceito de sustentabilidade empresarial ambiental e social, proporcionem uma cultura de inclusão.
Objetivos Específicos
· Formar bacharéis em Administração, aptos para atuarem em um mundo globalizado e em constante mudança;
· Preparar o administrador para exercer suas funções nas empresas públicas, privadas e em todas as instituições em que a sua ação seja pertinente;
· Desenvolver relacionamento social de cunho cooperativo, de respeito mútuo e de participação responsável e criadora entre os alunos, preparando-os para opções conscientes em relação às realidades profissionais em que atuarão;
· Incentivar o aluno a participar de pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de todas as áreas de Administração, tanto em organizações públicas quanto privadas;
· Criar vínculos com a comunidade no sentido de estabelecer a interação empresa-escola por meio da Empresa Junior.
· Fortalecer a classe do profissional de Administração respeitando as normas do Conselho Federal de Administração e do Ministério da Educação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
a) Desenvolver a comunicação corretamente nos documentos técnicos- específicos, bem como nas relações interpessoais, de forma a auxiliar na interpretação da realidade das organizações;
b) Desenvolver raciocínio lógico, critico, e analítico operando com valores e formulações quantitativas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
c) Interagir criativamente em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
d) Compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;
e) Lidar com modelos de gestão inovadores;
f) Ordenar atividades e programas, identificar e dimensionar riscos para tomada de decisões;
g) Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional;
h) Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional;
i) Articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional;
j) Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo e atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional interado.
Assim, procura-se garantir que o aluno ao graduar-se assuma sua identidade como Administrador, com capacidade para trabalhar em situações de mudança, para decidir face às variáveis e peculiaridades regionais, nacionais em nível socioeconômico, político e cultural.
Portanto, o graduando do Curso de Administração, deve possuir o seguinte perfil:
· Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
· Competência para compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
· Capacidade para aliar competências técnicas ao fator humano, associar visão de negócio à responsabilidade social e, acima de tudo proporcionar uma cultura de inclusão.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O profissional de Administração atua em empresas públicas, privadas, ocupa cargos executivos de gerência ou direção, é responsável pelo planejamento e funcionamento das empresas nos mais diversos setores: comercial, industrial, financeiro, consultorias e outros. Pode ainda exercer outras funções ou carreiras e, sobretudo, criar e administrar sua própria empresa, atuar em atividades comerciais, pesquisando e analisando o mercado, o produto e o comportamento do consumidor.
Administração