Administração - Bacharelado

Graduação

Em Natal e Mossoró

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

Formar cidadãos com capacidade empreendedora, comprometidos com valores éticos e sociais, capazes de desenvolver negócios autossustentáveis, criar produtos e serviços inovadores, exercer liderança transformadora, focada em resultados, visando à elevação das condições de vida na sociedade e no meio empresarial. Dirigido a: Pessoas aptas: portadoras de certificação de conclusão do segundo grau, portadores de diploma de Curso Superior ou que estejam atualmente vinculados a uma IES.

Instalações

Localização

Início

Mossoró (Goiás)
Ver mapa
Av. João Da Escóssia, 1561, Nova Betânia, Mossoró/Rn Cep: 59607-330, 59607-330

Início

Consultar
Natal (Goiás)
Ver mapa
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Apresentação

Atualmente observa-se que as organizações estão cada vez mais convencidas da importância de uma gestão profissional como forma de manterem-se competitivas nos ambientes em que estão inseridas. Consequentemente estão mais exigentes quanto à eficiência no uso dos recursos e da eficácia no alcance de seus resultados. Esse fato proporciona um cenário de oportunidades para os profissionais de Administração que, em função de sua formação acadêmica, são os que naturalmente estão aptos a ocupar os cargos e posições nas áreas de gestão das organizações. Nesse sentido, o Curso de Administração da Universidade Potiguar busca contribuir na formação de profissionais com o perfil demandado pelo mercado através do ensino, pesquisa e extensão de excelência.

O reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação - MEC ocorreu em 1985, através da Portaria Ministerial n. 656 de 16/08/85, publicada no Diário Oficial da União-DOU, de 19/08/85 Seção I, p.12.130 /Documenta 297-Brasília 9/85).

Objetivos do Curso

Formar cidadãos com capacidade empreendedora, comprometidos com valores éticos e sociais, capazes de desenvolver negócios autossustentáveis, criar produtos e serviços inovadores, exercer liderança transformadora, focada em resultados, visando à elevação das condições de vida na sociedade e no meio empresarial.


Proposta pedagógica

Desde o início de sua oferta, o Curso de Administração possui uma filosofia de incentivo ao desenvolvimento de novos negócios e do comportamento empreendedor em organizações de terceiros. Dessa forma, focado no empreendedorismo, sua estrutura é voltada para o desenvolvimento de competências necessárias à formação do administrador com este perfil. Mesmo nas séries iniciais, o curso busca despertar o interesse e a responsabilidade por efetivas realizações empresariais. Com a visão de mercado produtivo, analisa a realidade tomando como base o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.


Diferenciais

* Excelente visibilidade de marketing;
* Consolidação da graduação com pós-graduação lato e strictu sensu;
* Corpo docente qualificado;
* Projeto Pedagógico atualizado;
* O Curso de Administração é ofertado em duas unidades em Natal;
* Curso de Nivelamento;
* Novas Tecnologias de Ensino composta por Guias Acadêmicos e Portal de Administração;
* Interação entre os cursos da área de gestão;
* Semana de Administração ? SEAD;
* Núcleo de Empreendedorismo de Administração.


Público-Alvo

Constitui-se mercado-alvo para o Curso de Administração da UnP:

Pessoas aptas: portadoras de certificação de conclusão do segundo grau, portadores de diploma de Curso Superior ou que estejam atualmente vinculados a uma IES.

As pessoas pertencentes ao primeiro grupo devem concorrer a vagas ofertadas para a série inicial ou para inclusão em vagas remanescentes, submetendo-se à classificação através de exame vestibular. As pertencentes aos demais grupos devem solicitar ingresso ou transferência para deferimento sob condição de existência de vaga nas séries para as quais se habilitarem.

Pessoas interessadas: aquelas com prévia vocação para as funções administrativas, gestores organizacionais, proprietários de negócios, conhecedoras dos diferenciais do curso, alcançadas por peça publicitária ou depoimentos favoráveis, que houver, em função de um ou mais desses fatores, despertado interesse a) genérico pela profissão e formação e b) específico pelo Curso da UnP.

A ação do gestor para o surgimento desta condição formadora da demanda inclui palestras em concluintes de segundo grau (PRIUEM), veiculação de peças publicitárias voltadas para o público-alvo e maximização da exposição da marca e dos valores ofertados pelo curso.

Pessoas capazes: trata-se aqui da capacidade de pagar, logo, que tenham renda cujo comprometimento possa assumir o valor estabelecido para o curso.


Perfil do profissional formado pela UnP

A formação profissional desenvolvida pelo Curso de Administração observa as especificidades da sociedade brasileira e sua inserção no cenário internacional, em particular, as peculiaridades locais e regionais, de forma que o egresso desempenhe suas funções, compreendendo a administração em suas múltiplas articulações com os demais fenômenos sociais.

O Curso de Administração destina-se a formar profissionais com sólida formação básica, humanística e cultural, e que sejam capazes de compreender todo o contexto da administração de modo integrado, sistêmico e estratégico, como também suas relações com o ambiente externo. O egresso do curso deve estar habilitado para atuar como agente essencial nas organizações, através do desenvolvimento de um conjunto de habilidades específicas, bem como de empreender seu próprio negócio.


Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o administrador é amplo, possibilitando a atuação em organizações públicas e privadas nos segmentos industriais, serviços e comércio. Nessas organizações, o profissional pode praticar as habilidades e competências desenvolvidas no decorrer de sua formação profissional. Assim, o administrador pode atuar como:

* Gestor ou executivo nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos, logística, operações (produção), dentre outras;
* Consultor, desenvolvendo atividades de forma a contribuir para as organizações através da transferência de tecnologias e práticas de gestão;
* Empresário ou empreendedor, vislumbrando e aproveitando as oportunidades de novos negócios que surgem no mercado;
* Profissional da docência, atuando como professor nas instituições de Ensino Técnico e Superior.



Laboratórios
O Curso de Administração conta com os laboratórios de informática disponíveis nas unidades Floriano Peixoto e Roberto Freire, onde são desenvolvidas atividades acadêmicas, pesquisas e jogos de empresas.


Docentes
Os docentes do Curso de Administração são profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, exercendo atividades como empreendedores, empresários e consultores, proporcionando ao aluno do curso a transmissão de experiências vivenciadas nas organizações e apresentações de casos práticos. Além disso, o corpo docente do Curso de Administração conta com a maioria dos professores com titulação de mestres e doutores.


Atividades de pesquisa
Seguem abaixo os projetos de pesquisa submetidos à ProPesq para realização em 2009.1

* Metacontingências cerimoniais em IES: Um estudo dos projetos de extensão como reforçadores na comunidade.
* Avaliação da qualidade do serviço prestado ao cliente por restaurantes do tipo fastfood.
* Caracterização da empresa servidora.
* Violência simbólica ? quando o trabalho defende o capital contra si próprio.
* Profissionais de recursos humanos na cidade do Natal: uma investigação sobre o processo formativo
* A gestão de competências no feminino.
* Características e valor dos benefícios sociais na perspectiva dos gerentes de recursos humanos.
* A gestão financeira nas micros e pequenas empresas do RN e PB.
* Estratégias competitivas de supermercados: um estudo do comportamento consumidor de baixa renda.



Atividades de extensão
O Curso de Administração possui os seguintes projetos de extensão no semestre 2009.1:

* Multiplicadores Ambientais;
* Gestão Empreendedora na Escola;
* Núcleo de Empreendedorismo de Administração ? NEA



Eventos científicos

* O congresso Científico da Universidade Potiguar conta com a participação efetiva do Curso de Administração através de apresentação de trabalhos científicos e de extensão, palestras e minicursos.
* Semana de Administração SEAD: A SEAD é um dos maiores eventos da área de gestão do Norte e Nordeste, inclusive já contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. O evento é idealizado e desenvolvido com a participação efetiva dos alunos em conjunto com a direção do curso.

Administração - Bacharelado

Preço para verificar