Access Essencial

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

Access é programa de banco de dados da linha de produtos de Microsoft ©. A finalidade deste treinamento é proporcionar aos participantes conhecimentos básicos que permitam montar o próprio arquivo de banco de dados, em que poderá, além de armazenar milhares de registros, criar consultas entre tabelas e gerar relatórios detalhados para impressão.
Dirigido a: Profissionais de quaisquer áreas que desejam conhecer e utilizar o Aplicativo Access para armazenar, organizar registros e ainda integrar com planilhas Excel.

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Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Marcelo Venske

Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Excel Avançado e Access

Apresentação

Access é programa de banco de dados da linha de produtos de Microsoft ©. A finalidade deste treinamento é proporcionar aos participantes conhecimentos básicos que permitam montar o próprio arquivo de banco de dados, em que poderá, além de armazenar milhares de registros, criar consultas entre tabelas e gerar relatórios detalhados para impressão.

A Quem se Destina

Profissionais de quaisquer áreas que desejam conhecer e utilizar o Aplicativo Access para armazenar, organizar registros e ainda integrar com planilhas Excel.

Resultados para os Participantes

  • Entendimento os princípios e conceitos de um banco de dados.
  • Conhecimentos para a criação de próprio banco de dados ou utilização de banco já existe.
  • Organização de registros e geração de consultas parametrizadas.
  • Estabelecimento de relacionamentos entre as tabelas existentes.
  • Geração de relatórios para impressão.
  • Vinculação de tabelas do Access com planilhas Excel.
  • Importação e exportação de registros entre arquivos e programa diferentes.



Conteúdo Programático

  • Conceito de Banco de Dados

    • O que é um banco de dados e seus componentes.
    • A estruturação de um banco de dados com suas tabelas, campos e registros.
    • Navegando em um banco de dados existente.
    • Aprendendo a utilizar o ajuda do programa.
  • Construindo um novo Banco de Dados

    • Criando um arquivo e gerando as novas tabela de dados.
    • As opções de criação de tabela no Access.
    • Gerando e configurando os campos da tabela.
    • Criando regras de validação de registros.
    • Inserindo e excluindo registros.
    • Impedindo a duplicação de registro.
    • Organizando os dados através de classificação e filtros.
    • Utilizando o conceito de campo de chave primaria.
    • Dicas importantes do Consultor para definição das tabelas e campos.
  • Obtendo Informações Através de Consultas do Access

    • O que é uma consulta.
    • Como gerar uma nova consulta no Access.
    • Definindo os critérios da consulta.
    • Criando uma consulta simples.
    • Criando uma consulta com campos calculados.
    • Criando uma consulta de referência cruzada.
    • Gerando consulta com duas tabelas relacionadas.
  • Importando e Exportando Registros

    • Exportando e Importando registros de planilhas do Excel.
    • Os cuidados no momento da importação.
    • Exportando os registros a partir de uma consulta.
    • Exportando dados para arquivo PDF e arquivo TXT.
  • Manipulando os dados através de consultas avançadas

    • Consulta de atualização de registros.
    • Consulta para acréscimo de dados.
    • Consulta para exclusão de duplicados.
    • Consulta para criação de nova tabela.
    • Dicas para utilizar as consultas de forma inteligente a seu favor.
  • Relacionamento de Tabelas no Banco de Dados

    • A importância do relacionamento das tabelas.
    • Desenhando a estrutura do relacionamento.
    • Configurando os relacionamentos entre tabelas.
    • Escolhendo os tipos de relacionamento.
  • Criando e Utilizando as Telas de Formulário

    • O que é um formulário no Access
    • As opções e controles a serem utilizados no formulário
    • Criando um formulário para inserir e consultar registros
    • Adicionando botões de controle no formulário
  • Relatórios para Impressão

    • Gerando um relatório para impressão
    • Definido cabeçalhos e quebras de páginas
    • Relatórios a partir de consultas
  • Casos práticos

    Durante o treinamento serão criadas e configuradas diversas tabelas e consultas. No final, será elaborado um banco de dados completo, com os conceitos apresentados.



Marcelo Venske

  • Microsoft Office Specialist Expert. Graduado em Economia pela Universidade Estadual do Paraná. Pós-Graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Mackenzie-SP.
  • Especializado em automatização de planilhas e sistemas em Excel-VBA voltado a soluções administrativas e gerenciamento financeiro.
  • Há 10 anos é professor especializado em Visual Basic, SQL e no pacote Microsoft Office (Excel VBA, Access VBA, Word VBA e PowerPoint).
  • Participou de diversas consultorias e conduziu mais de 200 treinamentos abertos e fechados para empresas de todo o país (LAFARGE, PETROBRAS, PETROBRAS DISTRIBUIDORA, ELETROBRAS, VALE, BNDES, BANCO DO BRASIL, TRANSPETRO, ARACRUZ, FINEP, HALLIBURTON, JOHNSON, SAMARCO, RIO TINTO, CASA DA MOEDA, VOLKSWAGEN, entre diversas outras).
  • Foi executivo de empresa multinacional durante 15 anos, atuando nas áreas de custos e finanças.
  • Coordenador e professor da área de Excel Avançado do IDEMP

    - Instituto de Desenvolvimento Empresarial.




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