Access Essencial

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro

R$2.200
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Básico
  • Rio de janeiro
  • 16 horas letivas
  • Duração:
    2 Dias
  • Quando:
    10/07/2017
Descrição

Treinamento para quem possui pouca ou nenhuma experiência em banco de dados Access. O objetivo do treinamento é proporcionar conhecimentos que permitam ao participante construir e configurar seu próprio arquivo de banco de dados ou gerenciar e aperfeiçoar arquivos já existentes atualmente na empresa.

O participante irá aprender a criar e configurar corretamente tabelas; gerar consultas com critérios; criar campos calculados e aplicar somatórios por grupos. Aprenderá importar, exportar ou vincular tabelas do Access com planilhas do Excel; adicionar chave primária e criar relacionamentos entre as tabelas existentes; construir telas no estilo de sistemas para pesquisas e para melhor interação com o usuário; também aprenderá a moldar relatórios detalhados que facilitem a leitura e a distribuição das informações.

O treinamento é inteiramente prático, com exercícios durante todo o curso e ao final, para fixar a aprendizagem, será elaborado com auxilio de professor um banco de dados completo com todos os tópicos apresentados.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário
10 de julho de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa
8h30 às 17h30

O que se aprende nesse curso?

Access
Banco de dados
Gerenciamento de banco de dados
Organizar registros
Criar consultas parametrizadas
Banco de dados relacional
Grande volume de dados
Estrutura de uma tabela
Construtor de Expressão do Access
Relacionamento entre tabelas

Professores

Marcelo Venske
Marcelo Venske
Professor do IDEMP

Microsoft Office Specialist Expert. Graduado em Economia pela Universidade Estadual do Paraná. PósGraduado em Engenharia Econômica pela Universidade Mackenzie-SP. Especializado em automatização de planilhas e sistemas em Excel-VBA e Access-VBA voltado a soluções administrativas e gerenciamento financeiro. Há 15 anos é professor especializado em Visual Basic, SQL e integração com VBA do Microsoft Office(Excel, Access, Word, Outlook e PowerPoint). Participou de diversas consultorias e conduziu mais de 300 treinamentos abertos e fechados para empresas de todo o país.

Programa

APRESENTAÇÃO

Treinamento para quem possui pouca ou nenhuma experiência em banco de dados Access. O objetivo do treinamento é proporcionar conhecimentos que permitam ao participante construir e configurar seu próprio arquivo de banco de dados ou gerenciar e aperfeiçoar arquivos já existentes atualmente na empresa.

O participante irá aprender a criar e configurar corretamente tabelas; gerar consultas com critérios; criar campos calculados e aplicar somatórios por grupos. Aprenderá importar, exportar ou vincular tabelas do Access com planilhas do Excel; adicionar chave primária e criar relacionamentos entre as tabelas existentes; construir telas no estilo de sistemas para pesquisas e para melhor interação com o usuário; também aprenderá a moldar relatórios detalhados que facilitem a leitura e a distribuição das informações.

O treinamento é inteiramente prático, com exercícios durante todo o curso e ao final, para fixar a aprendizagem, será elaborado com auxilio de professor um banco de dados completo com todos os tópicos apresentados.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de qualquer área que desejam utilizar o Aplicativo Access para armazenar e organizar registros, criar consultas parametrizadas e trabalhar em sintonia entre tabelas Access e planilhas Excel.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Trabalhar com grande volume de dados de forma segura.
  • Compreender os recursos e as facilidades do uso de um banco de dados relacional.
  • Criar consultas para gerar informações de diversas formas e fontes de dados.
  • Criar o próprio banco de dados ou gerenciar um arquivo já existente.
  • Gerar relatórios detalhados para visualização e impressão.
  • Trabalhar com banco de dados Access e planilhas Excel em sintonia, importando e exportando dados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• CONCEITO DE BANCO DE DADOS

  • O que é um banco de dados e seus componentes.
  • Como funciona a estrutura de uma tabela no Access.
  • Navegando em um banco de dados existente.

• CONSTRUINDO UM NOVO BANCO DE DADOS

  • Criando um arquivo e gerando as tabelas.
  • As diferentes opções de criar tabelas no Access.
  • Gerando e configurando os campos da tabela.
  • Criando regras de validação de registros.
  • Impedindo a duplicação de registro.
  • Organizando os dados através de classificação e filtros.
  • Utilizando o conceito de campo de chave primária.
  • Dicas importantes para definição das tabelas e campos.

• OBTENDO INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE CONSULTAS DO ACCESS

  • O que são consultas e suas vantagens.
  • As várias opções de critérios para as consulta.
  • Criando consulta com referência cruzada.
  • Criando consulta com campos calculados.
  • Criando consulta com campos agrupados.
  • Criando consulta para localizar registros duplicados.
  • Criando critérios com parâmetros.

• UTILIZANDO O CONSTRUTOR DE EXPRESSÃO

  • Aprendendo utilizar o Construtor de Expressão do Access.
  • Criando Fórmulas e Campos Calculados pelo Construtor de Expressão.

• IMPORTANDO E VINCULANDO PLANILHAS EXCEL COM TABELAS EXCEL

  • Importando registros de planilhas do Excel para o Access.
  • Os cuidados no momento da importação.
  • As diferenças entre dados importados e dados vinculados.
  • Exportando registros de uma tabela.
  • Exportando uma consulta para um documento Word.

• UTILIZANDO CONSULTAS DO TIPO AÇÃO

  • As diferenças entre Consultas Seleção e Consultas Ação.
  • Consulta para alterar e atualizar os valores da tabela base.
  • Consulta para acrescentar registros de base para outra.
  • Consulta para transferir e excluir registros.
  • Consulta para extrair dados e gerar Backup.
  • Diversas dicas para gerar as consultas ação de forma inteligente.

• RELACIONAMENTO ENTRE TABELAS

  • A importância do relacionamento entre tabelas.
  • Os diferentes tipos de relacionamentos existentes.
  • Criando relacionamento com Integridade Referencial.
  • Desenhando e configurando os relacionamentos.
  • Escolhendo o melhor tipo de relacionamento para cada consulta.

• CRIANDO E UTILIZANDO AS TELAS DE FORMULÁRIO

  • O que são formulário.
  • Associando um formulário a uma tabela ou consulta.
  • Editando o formulário pelo Modo Design.
  • Formulário para inserir e consultar registros.
  • Tornando o formulário para apenas consulta e evitando edição de dados.
  • Adicionando botões de ação no formulário.

• RELATÓRIOS PARA IMPRESSÃO

  • Gerando um relatório para impressão.
  • Criando relatórios com paramentos de dados.
  • Definido cabeçalhos e quebras de páginas.

• OUTROS ASSUNTOS QUE SERÃO VISTOS

  • Configurando um formulário de inicialização.
  • Ocultando os objetos: tabelas e consulta para proteger alterações de seu sistema.
  • Protegendo o arquivo com senha de acesso.

• CASO PRÁTICO

Durante o treinamento serão geradas tabelas e criadas diversas consultas, formulários e relatórios. No final do treinamento será elaborado um banco de dados completo, aplicando os conceitos apresentados.

Êxitos alcançados por este centro


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais