Abordagem Eclética à Indisciplina Escolar

Psicotemaweb
Online

€70 - (R$258)
Ou prefere ligar para o centro agora?
+351 ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Para profissionais
  • Online
  • Duração:
    8 Semanas
Descrição

Dotar os formandos de variadas ferramentas conceituais e práticas para compreender e intervir na indisciplina escolar.
Dirigido a: professores, psicólogos, pais, diretores de escolas, formadores de professores

Informação importante

Professores

Alzira Fernandes
Alzira Fernandes
psicóloga educacional - formação em psicoterapia

Programa

333300; font-size: 18pt;">Abordagem Eclética à Indisciplina Escolar

Introdução

1- As alterações sociais e a escola inclusiva

2- De que falamos quando dizemos “indisciplina”

3- Conhecer-se a si e à realidade dos alunos

4- Introdução ao conflito e à mudança

Promoção reflectida da disciplina

1- Promoção reflectida da disciplina

2- O educador

3- Promoção da disciplina

    • Ferramentas
    • Promover a auto-estima
    • Aumentar a auto-responsabilidade
    • Aceitar a responsabilidade
    • Auto-monitorização

4- Promover a disciplina - um comportamento sequencial em 4 passos

5- Estabelecer prioridades, limites e regras

6- Porque é que as crianças e jovens se comportam "mal"? - testemunho

7- Dicas

Menu de estratégias de prevenção e orientação

1- Menu de estratégias de prevenção

    • Ensinar valores e comportamentos
    • Mudar o ambiente e a situação
    • Aumentar o sentimento de segurança
    • Aumentar a auto-estima

2- Menu de estratégias de orientação

Gestão contingencial do comportamento

1- Introdução

2- Análise funcional do comportamento

    • Exercícios

3- Ajudar as pessoas a mudar o seu comportamento

    • Falta de motivação ou falta de competências?
    • Pré-requisitos para a mudança de comportamento
    • Questionário de crenças
    • Exercício

A gestão contingencial do comportamento - Intervenções na gestão dos comportamentos

1- Introdução

2- Competências do educador para realizar este tipo de intervenção

3- Tipos de consequências: naturais, lógicas, sociais e simbólicas

4- Estratégias para fortalecer comportamentos

5- Guia para o uso do reforço

6- A escolha dos reforços

7- Escalas de reforço

8- Os programas de reforço

    • Shaping
    • Fading
    • Chaining
    • Contrato
    • Economia de fichas

9- Estratégias para enfraquecer comportamentos

    • Reforço de comportamentos incompatíveis
    • Extinção
    • Punição

10- Uso integrado das técnicas

11- Passos para o ensino de competências

12- Intervenções baseadas nos pontos fortes

    • Entrevistas

13- Construção de plano compreensivo

Gestão da crise e dos conflitos

1- Introdução ao modelo de intervenção na crise LSCI

    • O stress na crise
    • O ciclo da crise na criança/jovem
    • O ciclo da crise no adulto

2- O desafio para o adulto

    • O adulto e a contra-agressão
    • Gerir a sua resposta emocional
    • Estabelecer metas para a sua intervenção

3- O paradigma do ciclo do conflito - quebrar o conflito

4- Caso

5- Os estádios e as estratégias

6- Caracterização dos jovens problemáticos

7- A re-educação segundo Nicholas Hobbs

Gestão da crítica

1- Introdução

2- Pistas para dar crítica construtiva

3- Porque a crítica é tão mal vista

4- Estratégia vs. acaso

5- Crítica: apreensão, avaliação, interpretação

6- Porque é que as pessoas criticam

7- Tipos de crítica

8- Dar e receber crítica

    • Sugestões
    • Vieses, filtros e preconceitos
    • A corrente da crítica
    • Criticar vs ser criticado

9- Dez estratégias para fazer crítica

10- Estratégias para responder à crítica : Aceitar, Enevoar, Clarificar, Repudiar

A comunicação e a (in)disciplina

1- Introdução - aspectos gerais da comunicação não-verbal e verbal

    • O questionamento

2- Modelo de Comunicação Ecléctico (Feliciano Veiga)

  • Escuta activa
  • Auto-revelação
  • Retorno
  • Outras estratégias
  • Categorias comunicacionais competitivas
  • Categorias comunicacionais resolutivas
  • Efeitos da comunicação competitiva ou resolutiva

3- A assertividade

4- A comunicação no gabinete de gestão de conflitos

    • Competências de abertura e convite
    • Reflexão de sentimentos
    • Competências de escuta activa

Histórias e metáforas - A abordagem narrativa

1 - As bases da abordagem narrativa

2- Pilares da abordagem narrativa na escola - aplicação às situações de desrespeito

3 - O papel dos contextos

4 - As perspectivas

5 - As histórias e a sua aplicação na mudança dos comportamentos

Introdução aos tipos de personalidade de Junge Myers-Briggs
1- A tipologia de personalidade de Jung e Myers-Briggs
2- O autoconhecimento
3- Os tipos de personalidade no conflito


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais