5S Housekeeping – Metodologia 5S

Curso

Online

R$ 79

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Este Curso e-Learning de Metodologia 5S  Housekeeping (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke) é dirigido a todos os profissionais que queiram aprender o Programa 5S, obtendo uma visão geral deste programa, e entender como a filosofia 5S pode ser integrada à organização, visando a adquirir os conhecimentos necessários para implantar e manter u.. Dirigido a: " Gerentes, coordenadores, facilitadores, staff e, sobretudo, chefes/supervisores que efetivamente pretendam implementar o 5S nas suas respectivas áreas.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos do Curso 5S - Housekeeping: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke

Este Curso e-Learning de Metodologia 5S - Housekeeping (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke) é dirigido a todos os profissionais que queiram aprender o Programa 5S, obtendo uma visão geral deste programa, e entender como a filosofia 5S pode ser integrada à organização, visando a adquirir os conhecimentos necessários para implantar e manter um programa 5S adequado e eficaz.
Com o Curso 5S Housekeeping você irá:

· Aprender a história e os conceitos do programa 5S - Housekeeping;

· Saber o significado dos 5S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, e dos 3S que foram acrescentados posteriormente;

· Entender a filosofia básica para implantar os 5S;

· Aprender como realizar auditoria, avaliação ou diagnóstico no programa 5S;

· Compreender a importância da participação da alta direção e da cultura da organização;

· Realizar exercícios para consolidar os conceitos estudados.

Conteúdo Programático

Módulo I

Metodologia 5S - Housekeeping. A origem dos 5S. o que é o programa 5S, objetivos, Seiri/Organização, Seiton/Ordenação. Exercícios.

Módulo II

Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina. O 6º S - Setsuyaku/Economia. Os 5S no dia a dia, seus benefícios. Exercícios.

Módulo III

Indícios de 5S, etapas para implantação dos 5S. Exercícios.

Módulo IV

Continuação das etapas para implantação dos 5S, estudo de caso. Exercícios.

Arquivos Extras

Etapas para implantaçõa dos 5S
Exemplo de critério para avaliação do 5S
Exemplo de folha de verificação para a produção
Exemplo de folha de verificação para escritórios
Indícios para 5S
Metodologia para solução de problemas
Relatório sobre a situação dos 5S
Slides do curso 5S - Housekeeping

Público-Alvo

· Gerentes, coordenadores, facilitadores, staff e, sobretudo, chefes/supervisores que efetivamente pretendam implementar o 5S nas suas respectivas áreas.

Características do Curso

O Curso 5S - Housekeeping é composto por aproximadamente 80 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 5 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
5S Housekeeping - Metodologia 5S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke

O Programa 5S teve origem no Japão pós-guerra (1950). Idealizado por Kaoru Ishikawa, tem como objetivo preparar uma empresa ou qualquer espaço físico para melhoria no ambiente. Representa cinco atividades: Seiri (organização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (asseio) e Shitsuke (disciplina). Em inglês, a tradução usualmente utilizada é: Sorting, Systematising, Sweeping, Sanitizing e Self-disciplining. Depois de ocidentalizado, o Programa 5S ficou conhecido como Housekeeping.Filosofia 5S

5S - Housekeeping é um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal. Pessoas que praticam estes conceitos tornam-se gerentes de si mesmas, proporcionando uma melhora para a organização e para o mercado de trabalho. Somente quando os empregados se sentirem orgulhosos por terem construído um local de trabalho digno e se dispuserem a melhorá-lo continuamente ter-se-á compreendido a verdadeira essência do 5S. A essência do 5S é a autodisciplina, a iniciativa, a busca do conhecimento de si mesmo e do outro, o espírito de equipe, o autodidatismo e a melhoria contínua em nível pessoal e organizacional.Implementação do Programa 5S - Housekeeping

O programa 5S deve ser implementado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o "ambiente da qualidade", ou seja, iniciar uma mudança de cultura na empresa que favoreça a implantação da Gestão pela Qualidade Total em todos os ambientes da mesma.

Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho utilizam o programa 5S como uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Hoje, algumas empresas acrescentam mais três S's: Shikari Yaro (determinação), Shido (educação/treinamento) e Satsuyaku (economia).

No início, o programa era denominado 3S. Depois, passou-se a utilizar cinco palavras e sua denominação passou a ser 5S, e assim, sucessivamente, foi se transformando de empresa para empresa e tendo outras denominações: 6S, 7S, 8S, etc.

Antigamente, no Japão, as fábricas eram muito sujas. A administração e os operários não percebiam e conviviam com a situação, e, devido ao programa 5S, isto mudou. Quando outros países começaram a se interessar pelo Total Quality Control (TQC), logo se perguntavam "Como iniciar a implantação?", ao que o professor Ishikawa respondia: "Sempre pela limpeza. Em ambientes sujos jamais haverá qualidade". O caminho prático é a implantação dos 5S, cinco passos integrados que buscam fortalecer 5 sensos, formando um todo único e simples que ajuda a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova.Objetivos do Programa 5S

Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários: o mesmo deve ocorrer com relação à organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitação para o próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas livres de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho em equipe dia após dia.

São objetivos da metodologia 5S Housekeeping: melhorar a qualidade dos produtos/serviços; melhorar o ambiente de trabalho; melhorar a qualidade de vida dos funcionários; maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis; reduzir gastos e desperdícios; otimizar o espaço físico; reduzir e prevenir acidentes; melhorar as relações humanas; aumentar a auto-estima dos funcionários, entre outros.

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

5S Housekeeping – Metodologia 5S

R$ 79